O que é site responsivo e porque sua empresa precisa ter um

Porque eu preciso de um site?
April 20, 2017
Erro que Terapeuta comete em seu site: Formulários na Página Principal
April 22, 2017

O que é site responsivo e porque sua empresa precisa ter um

Você lança seu site, fica todo feliz e começa a compartilhar para que todos conheçam seu trabalho.

Você sabe exatamente por onde as pessoas vão acessar o link do seu site?

Será que irão acessar pelo Notebook? Enquanto estão no trabalho?
Ou será que irão acessar pelo celular? Enquanto estão no trânsito, ou aguardando em alguma consulta?
Mas e se for de celular? Qual celular vão acessar? Android? Iphone? E isso faz diferença?
E se forem acessar pelo Ipad ou outro tipo de Tablet?

Um site responsivo ou um site mobile-friendly é um site configurado para se adaptar à qualquer tipo e tamanho de tela, sem perder a qualidade, sem perder o sentido, sem perder o padrão e a beleza do site.

É um site que pode ser confortavelmente visualizado em pequenos telefones até telas gigantes.

Como você pode saber se um site é responsivo?

Existem várias maneiras de saber se um site é responsivo.

Uma coisa que você pode fazer é visitar qualquer site em um laptop ou tela de maior tamanho e redimensionar a janela do navegador. O layout encolhe para caber no tamanho da janela? Ou as barras de rolagem aparecem?

O Google também fornece uma ferramenta de webmaster para testar se um site é compatível com dispositivos móveis. Seu site favorito passa no teste?

Provavelmente, a melhor maneira para testar no entanto, é visitar o site através de vários dispositivos. Ao visitar o mesmo site em um dispositivo de tela menor e um dispositivo de tela maior, você pode realmente sentir e ver as mudanças no conteúdo, layout, interatividade. Como a navegação do site muda no seu smartphone em vez de no seu laptop?

E se um site não é responsivo?

Os sites que chamamos de “fixo”. Tem um tamanho e pronto. Quando você visualizá-lo em seu desktop, verá tudo grande. Mas, hoje, se você quiser ver um mesmo site em um tablet, ou pior ainda, um telefone, você será forçado a tocar, apertar, rolar e ampliar para ler o site. Você também pode encontrar alinhamentos ímpares ou layouts que simplesmente não fazem sentido.

Um site não responsivo também pode carregar lentamente. (um baita problema considerando este momento em que as pessoas não tem paciência para nem 1 segundo a mais de espera)

Um dos grandes recursos de um site responsivo é que ele pode ser otimizado para a velocidade do dispositivo. A maioria dos dispositivos com telas pequenas também têm menor velocidade – 3G ou 4G redes ou aquelas wifi de cafeterias ou shoppings. Ou pior ainda, wifi público.

Um site responsivo carrega apenas o conteúdo necessário e em tamanhos adequados, enquanto um site não responsivo apenas carrega tudo.

Por que você precisa de um site responsivo

Mais e mais pessoas usam telefones e outros dispositivos como tablets para acessar a internet, o que significa que ter um site responsivo não é mais opcional, é uma exigência para o sucesso do marketing on-line. Todos os sites a partir de agora devem ser responsivos.

Em 2020, haverá mais pessoas no mundo com celulares que com eletricidade, água e carros. Dá pra acreditar? 😱
Projeção foi feita pela empresa de tecnologia Cisco, que prevê que número de telefones móveis chegará a 5,4 bilhões daqui a quatro anos.

Além do fato de que as pessoas irão acessar por um smartphone ou tablet, aqui estão algumas outras razões de por quê um site responsivo é necessário:

  • Você está entregando a melhor experiência de usuário possível para cada visitante do site.
  • O Google vai começar a ter a capacidade de resposta móvel em consideração nos resultados dos motores de busca para dispositivos móveis. “Estamos aumentando o ranking de páginas compatíveis com dispositivos móveis em resultados de pesquisa para celulares “. Tradução: não ter um site responsivo prejudica o seu SEO móvel.
  • É um sinal de profissionalismo e que você investe em sua prática.
  • Você está atualizado e com os tempos (e mais provável, à frente da concorrência).

 

Como obter um site responsivo

Se você atualmente tem um site, mas não é responsivo , há algumas coisas que você pode fazer.

  • Construir um novo site. Desculpe interromper as más notícias, mas seu site não responsivo é tipo um acidente de carro. Assim como um acidente de carro, o custo para reparar o seu site pode ser igual ou mais caro do que apenas comprar um novo. Um desenvolvedor web pode verificar sua situação e criar algo totalmente novo e impactante.
  • Converta seu site para um site responsivo. Dependendo de vários fatores, como o código atual ea complexidade do projeto, você pode contratar um desenvolvedor para converter seu site atual em um site responsivo.
  • Se você estiver usando o WordPress, você pode ser capaz de usar um plugin. Muitos desses plugins estão enganando você quando dizem “faz com que seu site responda!” Não faz o seu site atual em um site responsivo, ele cria outro site com o seu conteúdo existente e serve o segundo site para telas que são menores . Esta não é a solução mais elegante, porque o segundo site não terá o mesmo visual e não parecerá com o seu site real – o que pode levar a alguma confusão para os visitantes do site que visitam o seu site em tamanho maior tela.
    Se você não tem um site, mas está pesquisando para construir o seu, está cansado de qualquer designer ou desenvolvedor que está sugerindo a concepção ou construção de um site que não é responsivo. Todos os (bons) designers e desenvolvedores criam sites responsivos (ou alguma outra solução para responder a tamanhos de tela). Um design “fixo” é um sinal certo de que o designer está preso em 1998 e, confie em mim, você não quer ser o tiozão da internet, certo?

 

Sites responsivos não são o futuro, eles são o agora.

Se você tem um site, você pode verificar a análise de tráfego do seu site para descobrir qual porcentagem de seus visitantes visitam sua página a partir de um dispositivo. Você também pode usar esse percentual para orientar o seu senso de urgência para evoluir para design responsivo.

O que você acha? Você já percebeu que os melhores sites são responsivos? Você já experimentou tentar encontrar informações específicas em um site fixo em seu telefone ou tablet e teve que apertar e zoom e rolar?

Eu adoraria saber o que você pensa sobre este artigo ou se você tiver alguma dúvida.
Espero que você tenha encontrado algo neste post para inspirar você a fazer algumas melhorias.

Deixe-me saber enviando mensagem a qualquer momento. Eu adoraria ouvir de você.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *